Na Tv Nada Se Cria, Tudo Se Copia?

O telespectador que vive dentro de mim se pergunta: como um povo tão criativo como o Brasileiro não usa isso para produzir uma Tv com mais personalidade?

Frederico Costa
3 min readFeb 20, 2024
Photo by Bruna Araujo on Unsplash

Não existe discussão mais atual do que essa sobre a exposição exagerada de crianças a telas de telefone, tablets e computadores. Já as crianças da minha época tinham uma única tela para grudar os olhos: a televisão. Eu acordava, literalmente, dando bom dia à Xuxa e sempre respondia ao boa noite de Cid Moreira no Jornal Nacional, da Tv Globo. Como muitas outras crianças, eu tinha a tv como uma espécie de melhor amiga, que ajudava a não me sentir sozinho.

Do meio da década dos anos 1980 pra cá, a televisão passou por uma transformação enorme, em forma e conteúdo. Saímos de poucos canais abertos para dezenas de canais que podem ser vistos em grandes telas de tv ou na palma da mão.

O amor à Tv me levou a estudar jornalismo. Na faculdade, lembro de acompanhar vários debates sobre a qualidade dos conteúdos apresentados pela maioria das emissoras e sobre a suposta intenção de alienar e anestesiar intelectualmente a população com uma programação que distraía sem provocar muitos debates, sem incentivar pensamento e reflexão. Afinal, será que as emissoras não teriam responsabilidade no…

--

--

Frederico Costa

Brazilian-American 🇧🇷🇺🇸 | Proudly Gay 🏳️‍🌈 Journalist & Marketing Specialist | Check out the lists below for content in English and Portuguese. 👇🏾